O Oásis Escondido, de Paul Sussman [Opinião]



Género: thriller/histórico
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Aqui
Autor: Paul Sussman


Opinião: By Aneal


Frey, uma americana vai até Kakla para o funeral de sua irmã, a causa da morte é classificada como suicídio, mas assim que chega e conhece verdadeiramente a forma como a sua irmã morreu, sabe desde logo que ela jamais escolheria aquele método para se suicidar.

Quando um beduíno entrega a Frey uma mochila com vários objectos, encontrada junto do corpo de um morto no deserto do Saara, tudo muda na vida dela. De repente vê-se perseguida por um grupo de assassinos impiedosos que, não só querem deitar as mãos à mochila, como acabar com a vida dela. Num ponto do globo, onde a corrupção reina, Frey não tem para onde fugir sem que os seus perseguidores saibam onde ela está, por trás está um bilionário sem quaisquer escrúpulos, um homem temido que tem todo o tipo de gente a trabalhar para ele, desde a policia até membros da  embaixada americana.

Sem perceber o porquê de todo este interesse nela e na mochila, Frey não tem outra opção senão recorrer a um amigo de sua irmã, Flin, um ex-agente do MI16 e atual egiptólogo. Juntos começam uma jornada cheia de ação. 

O “oásis escondido” é um oásis que existiu muito antes do Saraa se tornar deserto. É um lugar considerado de suprema importância para os egípcios que em 2153 a.c. deram a sua vida para manter a sua localização secreta, localização essa que foi-se perdendo ao longo dos séculos. Mito ou realidade?  

Mas quisera o destino que um avião que transportava 50 kg de urânio se despenhasse justamente num local algures no deserto do saara, que segundo a descrição através do rádio de emergência do único sobrevivente, seria o tão procurado pelos egiptólogos o oásis escondido, fazendo com que o avião nem mesmo o seu sobrevivente fossem encontrados, desaparecendo como por magia ou maldição.

Um livro bastante narrativo, rico em paisagens, que nos leva numa visita guiada até ao Egipto, entre o Cairo e Kakla, passando pelo deserto do Saara. Predomina a história sobre civilizações desaparecidas seus povos cultura e mitos, tudo isto à mistura com uma aventura cheia de ação, perseguições, mortes, proxenetismo, espionagem e muita corrupção.

Começar a ler este livro, foi para mim uma grande aventura, tinha consciência que estava a sair da minha zona de conforto, mas gosto de arriscar e “Oásis Escondido” foi um desafio ao meu comodismo. Inicialmente andei ali um pouco baralhada, pois o autor deixa-nos um pouco às escuras sobre o motivo de todo aquele interesse pelo Oásis Escondido, até que sensivelmente a meio do livro, tudo começa a fazer sentido e a leitura ganha para mim, um novo rumo e interesse. O final, esse achei que o autor entrou demasiado no campo da divagação!

"Oásis Escondido" é um livro que aconselho a quem goste particularmente de história de civilizações antigas como o Egipto. Acho que mesmo para os fãs de thrillers, esta componente é obrigatória, para o leitor se sentir envolvido com o livro, caso contrário, penso que vai achá-lo demasiado maçudo e desinteressante. 


Classificação Aneal: (6/10)


Sem comentários:

Enviar um comentário