Opinião - Não Vou Chorar o Passado, de Tiago Rebelo

Leitura: 15 a 19 de Dez
Editor: Edições ASA
Páginas: 192
sinopse: aqui

Uma história de amores levados ao extremo, de revelações extraordinárias, em que décadas distantes se entrelaçam de forma dramática, um livro que prova a enorme capacidade de Tiago Rebelo em conferir aos seus romances uma carga psicológica e afectiva que prende o leitor da primeira à última linha.


Opinião

Uma leitura leve, que prende desde o principio ao fim, gostei muito. Se não tivesse tido muito trabalho, já o teria devorado em menos de dois dias, pois tem suspense que impulsiona o leitor a prosseguir a leitura.

A história abrange uma forte componente psicológica. É sobre relações humanas. Os amores de pais e os de filhos.

No inicio do livro, testemunhamos um acidente trágico de comboio. A descrição é impressionante, parece que estamos dentro do comboio e a ver tudo isto em câmara lenta...! Mudança de cena e de sítio, somos aterrados na ilha da Madeira, onde conhecemos os pais do Francisco, ambos ainda jovens, e a seguir somos transportados com estes pais para Venezuela (emigração), e por fim retomamos ao Continente - Lisboa, onde Francisco já adulto conhece a Alice. O desenrolar dos acontecimentos apresenta uma boa fluidez e os personagens estão bem constituídos. O final é surpreendente, tem reviravoltas.

Este livro é ideal para ler durante o fim-de-semana descontraído ou em dias de trabalho intenso.

4 comentários:

  1. Para já, parabens pelo blogue.Ta muito fixe.
    Em relação ao livro, li-o este mes e tb gostei.As ultimas páginas foram boas de devorar.Não estava á espera da revelação final.é como dizes, um livro leve, mas abrangente a nivel sociológico.

    ResponderEliminar
  2. Oi. O meu nome é Marta Castro e faço parte do blog D'Magia. Estava a ler as tuas criticas e gostei muito e queria te convidar a enviares as tuas criticas para literatura@dmagia.net.
    Adoramos saber as opiniões dos nossos leitores!! E temos livros para oferecer às melhores criticas.

    http://dmagia.blogspot.com/2010/12/passatempo-especial-de-natal.html

    ResponderEliminar
  3. Olá Guerreiro
    Tenho alguns livros deste escritos incluido este, mas nunca li nada dele...tenho que lhe pegar;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12/12/11

    olá!!! gostei muito do seu blog e das suas criticas...

    mas neste caso terei de descordar, nao gostei minimamente do livro... as primeras 100 pag sao totalmente escusadas... so na segunda parte do livro ou seja (80 pag) e qe se precebe realmente a historia!!!!

    quanto a prender a leitura ao leitor tenho de continuar a discurdar, havia realmelmente momentos que dava vontade de ler mas outros totalmente despensaveiis!!

    sao opnioes ;)

    ResponderEliminar