Opinião - Oogy, o cão que só uma família poderia amar


Leitura: 12 a 16 de Novembro
Editora: Livros D´Hoje, Publicações Dom Quixote
Título Original: Oogy - the dog only a family could love
Tradução: José Freitas e Silva
Páginas: 172


Um livro sobre o poder da redenção e o modo como os animais e as pessoas podem superar a maior das adversidades. E Oogy é um animal incrivelmente especial, cujo sentimento de segurança e a necessidade de ser amado prevaleceu apesar da sua provação. Este cão especial e a sua história entram nos nossos corações e ali permanecem durante muito tempo.


Opinião:

Mal vi a capa, senti-me logo cativado por aquele cão. Comprei-o sem sequer ler a sinopse.

Sobre o que aconteceu ao cão, fiquei simultaneamente chocado e horrorizado! Este canino branco com um olhar dócil foi usado como engodo numa luta de cães. A polícia encontrou-o enjaulado com metade do rosto arrancado e a sangrar. Já estava assim durante sete dias, sabem-no através do sangue seco e da putrefacção da carne… Como é que continuou vivo? Como é que aguentou com um sofrimento tão atroz durante sete dias sem ganir? E só tinha uns mesitos… era um bebezinho...

Os cães que foram sujeitos à violência ou treinados para atacar, quando encontrados ao abandono, são logo abatidos, em vez de serem tratados e depois transferidos para os lares através da adopção. Estes cães são considerados excessivamente perigosos para a Humanidade.

Mas o Oogy não teve este fim. Trataram-no e em seguida foi adoptado por uma família adorável.

Porque é que não foi abatido? O que é que viram nele? O que havia nele que conquistou de imediato a família que o adoptou?

Todos sentiram que este cão era excepcionalmente ESPECIAL… E era mesmo! Revelou-se ser um cão maravilhoso, amigo, fiel, afectuoso…

O livro fala também da família que o adoptou. Centra-se num tema de adopção. Os dois gémeos são filhos adoptivos do próprio autor e da sua mulher Jennifer. Os filhos sempre souberam que eram adoptados e os pais adoptivos. O que é que eles sentiram com o facto de serem adoptivos? Se tiveram raiva para com os pais biológicos por os terem doado a este casal? Se foram afectados com a adopção? As respostas destes rapazes estão no fim do livro. Os gémeos foram destinados para este casal tal como o Oogy foi destinado para esta família. Foram todos amados e felizes.

Uma história extremamente comovente com um final feliz.

«No funfo, Oogy é uma história de amor entre um homem amável e generoso e um cão supreendente, que nos tranquiliza e nos faz acreditar que todas as peças aparentemente aleatórias da vida são indissociáveis de alguma forma. Vale a pena perder tempo com este livro.» - Mary Nethery, co-autora do livro “Nubs”.


3 comentários:

  1. Eu quero comprar esse livro, mas não acho em lugarrrrrr algum...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo28/9/11

    Cão muito muito lindo, muito fofo... dava tudo pra poder fazer um carinho nele..

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/6/13

    Onde se compra no brasil? Só tem em portugal, em euros, e fica mais caro q o livro?

    ResponderEliminar