A Felicidade é um Chá Contigo, de Mamen Sánchez [opinião]



Género: Romance 
Editora: Marcador 
Sinopse: Aqui 
Autor: Mamen Sánchez 



Tiro opinativo: By Corvo 


Fui atraído pela sinopse, o estranho desaparecimento do inglês Atticus, a investigação do inspetor Manchego e as cinco mulheres que parecem estar relacionadas com o desaparecimento do dito sujeito, e também fiquei intrigado com os avisos de perigo relativamente às gargalhadas. 

O que é que podia ser tão engraçado? Como é que um livro policial podia ser uma comédia? 

Não sabia o que ia encontrar neste livro, imaginei que o inspetor Manchego pudesse ser como o Poirot e que as cinco mulheres fossem umas bruxas perversas com os seus chás recheados de droga, mas não foi nada disso. 

A história é outra, completamente diferente. Este inspetor é absolutamente ridículo que nada tem de inspetor. As cinco mulheres não são bruxas, mas sim hilariantes e ainda mergulhamos na cultura de Espanha com o seu flamengo estonteante, o rebentar das castanholas e o gritar das guitarras, os ciganos, as diferenças sociais, as famílias numerosas, a magia da literatura erótica, e assim termina o livro com explosões de humor e chuva de surpresas à espanholada. 

Não recomendo este livro aos fãs de policial que podem ficar totalmente desiludidos ou até mesmo a disparar injurias contra o livro. 

Não recomendo este livro a quem não tem sentido de humor para rir, nem espírito para ironizar as diferenças sociais. 

Não recomendo este livro a quem não tem abertura para reconhecer a originalidade da história por muito simples que esta seja. 

Aqui deixo um pequeno excerto, retirado deste cartucho, para a vossa apreciação e talvez causar uma pequena gargalhada:

"Alguns minutos mais tarde, quando abandonaram as largas avenidas da Madrid moderna, para se meterem nas ruelas do centro, caiu a alma aos pés de Moira. Não podia ser verdade que o seu filho tivesse tido de sobreviver naquele bairro de casas antigas e passeios estreitos. A porta de madeira do número 5 da minúscula rua do Alamillo, revestida a chapa e pintada de verde, pareceu-lhe a entrada no inferno e o cheiro da entrada do prédio - uma espécie de peido cozinhado e fritos colados à frigideira - era, sem qualquer dúvida, muito pior do que o enxofre dos infernos."


Classificação: Cartucho de cobre (3/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário