Explodido - "A Queda dos Gigantes", de Ken Follett



Leitura: 17 Abril a 11 Maio de 2013 
Páginas: 928
Editora: Editorial Presença
Sinopse: aqui
  
Tiro opinativo


O livro é um verdadeiro épico recheado de sagas familiares e de detalhes históricos sobre a I Guerra Mundial. É com as famílias de cinco nacionalidades diferentes (americana, inglesa, alemã, russa e galesa) que vivenciamos a História em três dimensões.

Adorei o livro! Não a História, mas sim as personagens por quem me senti completamente cativado! Encontramos todos os ingredientes nas famílias: amor, paixão, traição, tragédia… E há aventura, luta e heroísmo.

O fantástico talento do Ken Follett é construir estas personagens que faz com que sintamos prazer de ler um livro intensivamente histórico.

O único ponto negativo deste livro é que achei algumas partes maçadoras, como os debates políticos entre os socialistas, liberais, democratas, trabalhistas, etc., pois não sou um entusiástico nesta matéria.

De uma forma geral, o livro desenrola com uma fluidez, clareza e transparência, que a tal ponto ficamos encantados e queremos ler mais. É sobretudo para ser lido devagar e para quem gosta de sagas familiares tendo por pano de fundo histórico.

Pág 773 - «os dois lados agrediam-se mutuamente como pugilistas sem luvas a combater num ringue.» 


I Guerra Mundial


 O assassinato de Sarajevo, que vitimou o arquiduque Francisco Fernando (herdeiro do Império Austro-Húngaro) e a sua esposa, levou à deflagração da 1ª Guerra Mundial.


A 1ª Guerra Mundial começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.









Tratado de Versalhes



 

O 28º presidente americano Woodrow Wilson (1913-1921) foi um dos personagens centrais no processo de paz que sucedeu a Primeira Guerra (1914-1918). Foi Wilson quem redigiu o tratado dos 14 pontos que determinou as diretrizes para a paz e foi o embrião da Liga das Nações, o primeiro esforço diplomático global. Por seu trabalho com o tratado, o americano ganhou o Nobel da Paz de 1919.


O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. 

Mapa de Europa (1923) en el que se muestran los cambios territoriales ocurridos como consecuencia de la Primera Guerra mundial.


Revolução dos bolcheviques


 
No domingo, 22 de janeiro de 1905, fato considerado um dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, cerca de 200 mil cidadãos, sobretudo trabalhadores, estavam reunidos em frente ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para manifestar pacificamente a necessidade de melhoria da sua situação política e econômica. O tio do czar Nicolau II permitiu que as tropas czaristas atirassem na multidão. Centenas de manifestantes foram mortos e feridos. O massacre dos manifestantes provocou greves e manifestações por todo o país, o que por sua vez, conduziu à Primeira Revolução Russa.

Lenine foi o primeiro dirigente da URRS. Liderou os bolcheviques quando estes tomaram o poder do governo provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917

Movimento sufragista feminino 



1 comentário:

  1. Por toda a carga histórica que é identificada no seu tiro opinativo, fiquei curiosa quanto a este livro, no próximo passeio à biblioteca trago-o comigo!
    Muito obrigada pela lição de história!

    ResponderEliminar