O Guardião Invisível, de Dolores Redondo, [Opinião]



Género: PolicialThriller
Editora: Planeta
Sinopse:Aqui
Autor: Dolores Redondo

Opinião: By Aneal


" O Guardião Invisível" é o primeiro livro de uma trilogia com um mistério muito bem elaborado, mantendo o leitor expectante até ao fim. 

A personagem principal - Amaia Salazar é uma inspetora que devido à investigação é obrigada a regressar à sua terra natal - Elizondo, sendo de imediato arrastada para os dramas da sua família. 

Ao longo da sua estadia naquela terra, uma faceta perturbada de Amaia é desplotada, reflexo da sua infância que nos vai sendo revelada ao longo do livro, em curtos capítulos. Como se isso não bastasse, também a investigação provoca nela uma impotência que a deprime, não só pela natureza dos crimes, como pela falta de suspeitos.

Este é um livro que nos faz uma visita guiada até Elizondo em Espanha, tal forma é a descrição das paisagens e as histórias narradas acerca daquela terra e dos seus habitantes, como um povo supersticioso com suas crenças e misticismos que foram passando de geração em geração e que ainda hoje perduram. 

Este folclore popular é introduzido de uma forma muito inteligente e atractiva por parte da autora ao longo da investigação, para não dar ao leitor a sensação de entrar no "fantástico" e ao mesmo tempo tornar o livro num policial diferente. 

Foi completamente ás escuras e com um pouco de receio que iniciei este livro, não sabendo o que esperar dele embora a sinopse levasse a crer que o livro fosse interessante, no entanto ao fim de poucas páginas de leitura, já estava viciada na história daquele país, no mistério que envolvia aqueles crimes, na família de Amaia e em todas as restantes personagens. 

Os meus parabéns a Dolores Redondo por ter escrito um livro que muito se aproxima dos que tanto gosto "policiais Nórdicos". Quero muito ler os próximos.

Classificação Aneal: (8/10)


1 comentário: