O Confessor, de Daniel Silva, [Opinião]



Género: Espionagem/Thriller
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Aqui
Autor: Daniel Silva

Opinião: By Aneal

Tinha cá este livro à imenso tempo e muitas vezes olhei para ele com curiosidade, mas acabava sempre por dar prioridade a outros, adiando assim a estreia com Daniel Silva. Por isso " O Confessor" foi o primeiro livro que li deste autor e foi com grande surpresa minha, que descobri que tenho estado adiar uma excelente leitura. 

“O Confessor” é um livro de espionagem, dos tempos atuais mas reflexo de acontecimentos passados durante a 2ª Guerra Mundial, aborda a perseguição aos Judeus e o papel da Igreja Católica, no genocídio.

O epicentro de toda a ação é o Vaticano, onde por trás das suas portas encontra-se documentado e muito bem guardado um terrível segredo que tem de ser mantido a todo o custo, mesmo que isso implique matar.

Se de um lado temos um novo Papa que quer abrir ao público os arquivos do Vaticano com os seus mais escuros segredos, por outro temos bispos e outros membros ligados à Igreja que se opõem e tudo fazem para impedir que tal aconteça. È necessário silenciar todos aqueles que tentam se aproximar daquele segredo, pois os que nele estiveram envolvidos já desapareceram misteriosamente ou sofrido acidentes muito convenientes. Agora cabe a meia dúzia de pessoas proteger, aquilo que pode ser a destruição da confiança e fé na Igreja Católica.

Um livro que convida-nos a entrar dentro das portas do Vaticano onde existe intriga, conspiração e sociedades secretas envolvidas nos maiores pecados para o qual não existe absolvição, uma conspiração que se estende para fora dessas portas, mostrando até onde vai a influência da Igreja Católica, na política, na segurança do país e naqueles que detém o poder económico. A Igreja Católica é vista como um governo sustentando o poder absoluto.

Este livro também, enaltece a competência dos Serviços secretos Israelitas, que desde a guerra lutam contra aqueles que ameaçam a extinção do povo Judeu na Europa. A partir do momento em que um dos seus membros é assassinado, a investigação feita por eles com Gabriel Allon na linha de frente, vai levá-los até à descoberta do macabro segredo e terão como prioridade desmantelar a inimiga organização secreta dentro da Igreja Católica e salvar o Papa de uma morte certa. A aparição de Gabriel nesta investigação, vai expor a sua identidade no que refere ao seu nome de código como espião Israelita, tornando-o num alvo, não só por estar a mexer com um ninho de vespas, mas pelo seu passado com uma vingança em aberto por parte de um assassino a solo. Tudo isto leva a uma sequência de perseguições, através de vários países europeus. Enquanto Gabriel vai tentando manter-se fora dos radares dos seus inimigos, vai avançando com a investigação acerca da morte do seu amigo e ex-parceiro.

"O Confessor" é um livro enriquecedor, que nos mostra um lado chocante da Igreja Católica, que colaborou com os alemães no holocausto. Muito bem documentado no que respeita ao tema, transmitindo ao leitor, que o autor tem conhecimento daquilo que escreve, tornando o seu livro numa obra prima. Adorei o livro e Daniel Silva passou a pertencer à minha lista de autores a não perder. 


Classificação Aneal: (8/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário