A Informacionista, de Taylor Stevens, [Opinião]



Género: Thriller/Ação
Editora: TopSeller
Sinopse:Aqui

Opinião: By Aneal

Após a contratação ao longo de 4 anos de vários investigadores e não obtendo quaisquer resultados, um bilionário recorre como último recurso aos serviços de Monroe para encontrar a sua filha desaparecida algures em África. 

Monroe, vive à custa da recolha de informações secretas e vitais, para serem usadas em decisões importantes de negócios para algumas entidades e empresas. Este trabalho proposto pelo bilionário americano é de longe o que ela costuma fazer, no entanto levada pelo desafio de voltar a um país que tão bem conhece, quer geograficamente, quer pela forma como ele funciona à margem das leis, ela aceita a proposta. Mas ela sabe que a partir do momento em que pisar o solo africano, terá que enfrentar os seus demónios, pessoas que deixou para trás, memórias da adolescência que a tornaram naquilo que ela é.

Mas quem é Monroe? Uma mulher de personalidade forte, inteligente, indomada, independente e temida, com uma natureza por vezes cruel desenvolvida pela sua necessidade de sobrevivência, capaz de usar todos os meios ao seu alcance para atingir os seus objectivos. Criamos com ela desde logo uma empatia e admiração.

Se no início o objectivo dela era apenas encontrar Emily ou pelo menos saber o que lhe aconteceu, a partir do momento em que querem fazer-lhe acreditar que Emily morreu e sofre um atentado à sua vida, Monroe torna a investigação como algo pessoal. Agora mais que nunca ela quer descobrir a verdade, para assim chegar até àqueles que a querem matar e deles se vingar.

Em determinados capítulos o livro recua no tempo, contando o passado de Monroe, para que o leitor vá conhecendo a pouco e pouco os seus tormentos, sob a forma de recordações. Somos também levados numa viagem por paisagens selvagens, e ainda nos mostra um pouco da violência e corrupção tão característica dos países daquele continente, tudo isto à mistura com um enredo muito bem construído cheio de acção e emoções capaz de agarrar o leitor.

Comparar este livro ao "Os Homens que Odeiam as Mulheres" de Stieg Larsson para mim é um marketing muito inteligente mas um pouco exagerado, embora até compreenda o porquê, a protagonista tem atitudes e uma personalidade que se aproxima um pouco da de Lisbeth e a história tem algumas, semelhanças com a do livro de Stieg. Mas fiquemos-nos por aí, porque embora este livro seja muito bom, para quem conhece o de Stieg, sabe que esse é brutalmente bom!

“A Informacionista” foi um livro que me agarrou logo desde o início, que me envolveu e fez-me avançar a um ritmo acelerado, até chegar à última pagina. Se pudesse, seguiria já com o segundo livro da série, que vou querer muito ler. 


Classificação Aneal: (7/10)



Sem comentários:

Enviar um comentário