Numa Floresta Muito Escura, de Ruth Ware, [Opinião]



Género: Thriller
Editora: Clube Do Autor
Sinopse: Aqui
Autor: Ruth Ware

Opinião: By Aneal

Cinco mulheres e um homem reúnem-se para uma despedida de solteira, numa casa isolada situada no coração de uma floresta muito escura. Logo na apresentação daquelas cinco personagens, ficamos com uma sensação estranha acerca delas que vai aumentando à medida que as vamos conhecendo, chegando mesmo ao ponto de achar que são psicologicamente “descompensadas”. 

O maior mistério inicial é o porquê da escolha, pela organizadora do evento, daquele grupo e qual será o papel de cada um naquela casa, já para não falar da forma intrigante como o livro é iniciado.

Com a escolha destas estranhas personagens a autora já prende o leitor, levando-o a querer avançar rapidamente na leitura à espera de obter, por mais pequena que seja, uma revelação do mistério que as envolve. Mais angustiante ainda para a ansiedade do leitor, é a forma como é feita a narrativa do livro. Este é narrado na primeira pessoa por Nora, uma das convidadas, em dois tempos distintos, isto é, durante a narrativa dos acontecimentos daquele fim de semana naquela casa, surgem interrupções, onde é introduzida uma outra mini narrativa igualmente feita por Nora, mas já noutro espaço e tempo posterior. Estas interrupções criam uma saborosa expectativa enervante no leitor.

Outro maravilhoso aspecto deste livro, é a forma como o leitor é orientado inconscientemente  a traçar um perfil psicológico dos protagonistas, perfis esses que vão sendo postos em causa à medida que o mistério se adensa, semeando em nós a dúvida quanto a tudo e a todos.

Quanto ao cenário deste livro, praticamente todo ele se passa na casa da floresta, num cenário sinistro, com um ambiente de grande tensão entre os seus ocupantes. Aquela despedida de solteiro desvia-se por completo do padrão normal de uma festa para aquele propósito.

Por todos este aspetos mencionados, só tenho a dizer que adorei este livro. Cada vez mais sinto-me rendida a este género literário. É um livro intenso, de leitura compulsiva, com um enredo inteligentemente concebido e cheio de suspense. Vou estar atenta aos próximos livros desta autora.


Classificação Aneal: (8/10)


Sem comentários:

Enviar um comentário