Opinião - Perguntem a Sarah Gross, de João Pinto Coelho



Género: Literatura Romance 
Editor: D. Quixote 
Sinopse: Aqui 


Opinião: By Corvo 


Este cartucho foi me oferecido por uma amiga muito querida de coração, uma grande surpresa que me fez sorrir de orelha a orelha. 

De inicio, estava um pouco receoso de ficar desapontado, pouco convencido em relação às opiniões publicas que geralmente são suspeitas, mas lá me aventurei como um verdadeiro herói... 

O início do livro foi um pouco estranho o que provocou-me uma certa dificuldade na entrada da sua leitura, talvez porque as personagens ainda não nos tinham sido apresentadas, sendo desconhecidas como se fossem sementes sem definição, mas à medida que avancei, as personagens começaram a florescer, a sobressair das frases e a ganhar os seus contornos, impressionantes, vibrantes e avassaladoras, tornaram-se reais e palpáveis como se estivessem mesmo à frente do meu nariz, e com elas mergulhei para dentro do cartucho, com os meus sentimentos à flor da pele. 

Devorei impávido, ansioso por avançar cada capitulo, absolutamente hipnotizado pelo mistério da personagem - Sarah Gross, esperando a cada minuto pela revelação da resposta à pergunta do titulo do livro... 

No inicio, temos Kimberly Parker, uma jovem professora que quer dar aulas no Colégio mais elitista da Nova Inglaterra, mas na verdade guarda um segredo terrível querendo apenas encontrar um refugio e paz... 

Sarah Gross é directora desse Colégio e escolheu logo a Kimberly Parker entre os muitos e fortes candidatos. O que viu nela? Porque foi ela a escolhida? Sarah Gross causava na Kimberly um efeito espantoso... 

O cartucho alterna como uma máquina de tempo, ora estamos com a Kimberly no Colégio com a Sarah Gross como directora, ora estamos na Polónia no tempo de infância da Sarah Gross em que conhecemos a sua história... 

Tenho um imenso fascínio pelo tema da 2ª Guerra Mundial, li uma variedade de livros sobre o tema, desde os campos de concentração às resistências e espionagem, mas neste cartucho fiquei a saber mais sobre a Polónia, principalmente aquela cidade que era Oshpitzin e que se transformou em Auschwitz. 

Não faltam os horrores por que os judeus passaram nos campos de concentração, os quais já todos sabemos e ouvimos falar, mesmo assim a parte do livro que nos narra o sofrimento de Sarah Gross pode sensibilizar fortemente os leitores, mas não deixem de conhecer esta mulher, possuidora de um olho castanho e outro cinzento, com uma imensa beleza e força... Uma mulher fabulosa com todas as letras! 

Explodi o cartucho, fascinado com a escrita do João Pinto Coelho, a quem dou os meus parabéns e reconhecido mérito, as palavras embebidas em riqueza literária que nos faz ronronar a bom ler, os pormenores tão visíveis, os diálogos tão interessantes e inteligentes que nos fazem querer escutar todos os dias. 

Quem foi Sarah Gross? O que lhe aconteceu? O que a fez tornar-se na pessoa que se tornou? Leiam...


Classificação: Corvo de Ouro (5/5)

2 comentários:

  1. Tenho este livro ali em lista de espera... estava com dificuldade em pegar nele, mas depois desta opinião... sem dúvida que será uma das próximas leituras! Boas Leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê que vai gostar muito, fico a aguardar a sua opinião ;)

      Eliminar