A Estátua Assassina

de Louise Penny



Género:Policial
Editor: Relógio D´Àgua
Sinopse:Aqui


Opinião: By Aneal


A acção passa-se numa albergaria situada bem no centro da natureza, algures numa zona do Quebec e onde o casal Gamache resolve comemorar o seu aniversário de casamento. Para além deles os únicos hospedes, são a família Marrow, liderada por uma mulher octogenária, uma matriarca que uma vez por ano, naquele mesmo sítio agenda uma reunião familiar, senda esta uma forma de juntar os seus quatro filhos. O clima entre esta família é tenso, os irmãos parecem ter como principal prazer, magoarem-se uns aos outros, a mãe ou talvez o seu dinheiro, é o único motivo da aceitação desses encontros e das suas tolerâncias.

Um dos Marrow morre de forma estranha, esmagado pela estátua esculpida em honra do pai. Não há duvida de que se tratou de crime, mas como pode ser possível mover uma estátua de toneladas de peso? Quem beneficiaria com esta morte? A única certeza é de que o criminoso está ali, só pode ser um dos hospedes ou algum dos funcionários da albergaria. A investigação parte desse ponto, conhecer todos os que ali se encontram, interrogá-los, observá-los...

Este livro começa por nos descrever o cenário onde vai decorrer a acção e apresenta uma a uma todas as personagens intervenientes e só depois disso, é que temos o crime.

Fiquei encantada com este livro de Penny! Viajei até à minha adolescência e revi-me a ler os livros de Agatha Christie. Fiquei até mesmo com a sensação de que esta foi a fonte de inspiração da autora para a sua escrita. Tendo sido ou não, este livro é um fantástico policial "à antiga". Adorei!

Depois é impossível não gostar do Inspector-chefe Armand Gamache, um homem inteligente, humano, cujo método de investigação incide muito na análise comportamental das pessoas, um homem que capta tudo que vê e ouve, guardando toda a informação num cantinho do seu cérebro, sabendo que mais tarde poderá vir a ser uma peça chave na resolução do mistério. 

"A Estátua Assassina" dava um bom filme, bem à moda dos clássicos que tanto gosto de Hercule Poirot ou Miss Marple. 


Classificação: Aneal de Prata (4/5) 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário