Opinião - Desejo de Vingança, de Jussi Adler-Olsen



Género: Policial/Thriller 
Editor: Editorial Presença 
Sinopse: Aqui


Opinião: By Aneal


Este livro fez-me mergulhar numa "realidade" arrepiante, fui confrontada com mentes distorcidas, perdidas na noção de onde se encontra a linha que separa o bem do mal, o aceitável do inaceitável...mais chocante ainda é a tenra idade com que começa toda esta sede de poder sobre o próximo através da intimidação, da agressão e no pior dos cenários no assassínio.

"Desejo de Vingança" é um livro de uma grande riqueza psicológica, que nos narra a história de um grupo de quatro rapazes e uma rapariga com personalidades muito fortes, provenientes todos eles de famílias ricas que vivem no cume da alta sociedade dinamarquesa. Estudantes de um colégio interno, unidos pelo ódio aos pais e por todos aqueles que representem autoridade, cedo descobrem o gosto pela quebra das regras dos padrões de sociedade, começando por infringir as regras do colégio e quando isso se torna insatisfatório, alargam as suas necessidades de desejo sádico, para além dos murros do colégio. 
Descobrem o prazer saciável em jogos sanguinários com pessoas e animais, usando a violência como ritual, como se de uma necessidade fisiológica básica se tratasse. A violência era o ponto alto do extasy, a droga e o álcool já não tinham o efeito desejado.

20 anos mais tardes, um está morto embora em circunstâncias suspeitas e os outros três ocupam lugares de topo da nata dinamarquesa. Quanto ao único elemento feminino do grupo - Kimmie, anda escondida pelas ruas como uma sem abrigo, fugindo do radar dos seus ex-colegas que vendo-a como uma ameaça na denuncia dos seus segredos passados, procuram-na afim de a silenciar. 

Em cima da secretária do subinspector Carl, aparece misteriosamente um ficheiro sobre a morte de dois irmãos que foram brutalmente assassinados há vinte anos atrás. Na prisão encontra-se o homem que confessou os crimes, então que mensagem está escondida por detrás da aparição desse ficheiro? A curiosidade de Carl é aguçada e contra todas as ordens que tem para largar a investigação actualmente encerrada, ele parte em busca da verdade. Os obstáculos são imensos, pois muitas das pessoas envolvidas estudaram no mesmo colégio interno, existe como que um código de honra entre eles. Outros, vitimas daquele grupo, simplesmente nunca denunciaram as agressões, o suborno utilizado pelas famílias dos agressores para comprar os seus silêncios falou sempre mais alto. 

Embora sabendo desde inicio, do envolvimento de Kimmie, nos crimes cometidos pelo grupo, não consegui evitar sentir uma certa empatia por ela. De certa forma também ela terá sido vítima, numa idade em que faz toda a diferença o papel do progenitor, no acompanhamento do seu crescimento e educação.

Adorei a forma como foi efectuada a investigação, inteligente e persistente por parte dos investigadores Carl, Assad e Rose a nova secretária indisciplinada e "diabólica", impingida a Carl contra sua vontade, formando uma equipa que oferece ao leitor algumas passagens humorísticas. 

Em suma: Foi uma agradável surpresa para mim este autor, lamento não ter lido o seu livro anterior " O Guardião das Causas Perdidas", mas assim que possível irei emendar esse meu erro e que venha um próximo, pois não o deixarei escapar!


Classificação: Aneal de Prata (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário