Morte numa Noite de Verão, de K. O. Dahl, [Opinião]




Género: Policial
Editor: Porto Editora
Sinopse: Aqui


Opinião: By Aneal

"Morte numa Noite de Verão" é um policial no verdadeiro sentido da palavra. É um livro simples: uma morte, uma investigação. De leitura rápida e agradável.

Katrine, uma mulher com um passado de droga e prostituição, com um presente de grande sucesso de reabilitação, que não gosta do vulgar, atraída pelo desejo de ser loucamente diferente, tornando-se numa mulher elegante e bela, atraindo os olhares do sexo oposto, é assassinada. Com ela morre o segredo que lhe provocou naquela noite um brilho no olhar, uma felicidade explosiva, segredo esse que não chegou a partilhar com ninguém.

A investigação avança lentamente, tendo como base entrevistas feitas pela dupla de investigadores, os inspectores Frolich e Gunnarstranda, a todas as pessoas que lidavam directamente com a vitima, fossem elas pertencentes ao seu presente ou ao seu passado. A investigação embora bem elaborada, não sai daquele circulo de suspeitos, nem sequer é colocada a hipótese de o assassino ser um estranho.

Depois de 200 e tal páginas em torno sempre dos mesmos suspeitos, a investigação sofre uma reviravolta que torna o livro ainda mais interessante. Mais uma morte, novas personagens, mas estas ligadas na mesma ao passado de Katrine.

Embora Dahl tenha todo o potencial para escrever ótimos policiais, o móbil apresentado para o crime, a meu ver foi fraco, o livro poderia ter sido melhor explorado. A sinopse dá-me uma expectativa do livro, que não me satisfaz durante a sua leitura. À parte tudo isto e resumindo, gostei do livro, gostei de conhecer este autor e terei todo o prazer em continuar acompanhar as suas obras, caso estas sejam editadas em Portugal.

Nota: Cada vez torna-se mais difícil para mim classificar as minhas leituras e o intervalo de 1 a 5 é demasiado curto. Por esse motivo, a partir desta data vou alargar, aqui no blog, o intervalo das minhas classificações para: de 1 a 10. Não consigo transmitir o meu gosto por este ou aquele livro, quando dou 4* e entre eles existe diferenças e por vezes bem significativas.


Classificação: 6/10 

Sem comentários:

Enviar um comentário