Opinião - Pura Coincidência, de Renée Knight




Género: Thriller
Editor: Suma de Letras
Sinopse: Aqui


Opinião: By Aneal


Primeiro foi aguçada a minha curiosidade, depois à medida que avancei mergulhei num estado de confusão que me impedia de parar a sua leitura, porque queria e precisava entender… Fui sugada pelo livro, pelas personagens, pela história empolgante capaz de mexer com os meus nervos. Intenso sofredor, arrastando um mistério que me obrigou avançar a um ritmo acelerado. 

De um lado: A dor, a angustia de um homem que perdeu primeiro, o seu filho de 19 anos, depois a sua esposa vitima de um cancro. A loucura que o atinge quando descobre toda a verdade sobre a morte do filho, leva-o a perder a noção da realidade. A sua velha mente insiste  teimosamente em apenas funcionar sobre o efeito da vingança como uma droga, Vingança pela aquela mulher que tem tudo que ele poderia ter e não tem por sua culpa. Uma mulher fria que viveu durante 20 anos à sombra de uma mentira cruel, que destruiu a vida daquele homem e capaz de acabar também com a vida dela e de toda a sua família, se essa verdade vier à tona. Chegou a hora de todos saberem a verdade e ele tem um plano. Escreve um livro onde conta toda a história sobre o passado dela, agora só tem de fazer com que ele chegue ás mãos de todos os que a admiram e pensam que a conhecem.

Do outro lado: Uma mulher de grande sucesso profissional,  mãe de um jovem de 25 anos, com um casamento feliz, carrega um segredo do passado enterrado num recanto da sua memória , que com o passar dos anos deixou de considerar importante revelá-lo à sua família. Até aquele dia em que começa a ler um livro que misteriosamente aparece na mesa ao pé da sua cama e percebendo nele, coincidência ou não, a historia desse seu segredo. De repente vê toda a sua vida a desmoronar-se perde a família, os amigos  e o trabalho com a distribuição deliberada de exemplares do livro, primeiro aos membros da sua família, depois aos colegas de trabalho. 

À medida que vamos avançando na leitura deste livro, começamos a questionar toda a história, vamos vivendo sentimentos contraditórios em relação a esta ou aquela personagem. Começamos a desconfiar de isto ou de aquilo, mas a autora tem o cuidado de apenas nos oferecer algumas migalhas, mantendo sempre a grande parte do bolo em suspense. Apenas no final, a história é revelada tal como se passou à 20 anos atrás. Adorei isso.

Um thriller diferente do que costumo ler, não tem nada de policial, é mais um jogo psicológico exercido por um homem sobre "aquela" mulher que lhe roubou parte da sua “vida”. Senti que ao escrever este livro a autora teve como intenção fazer também ela um jogo psicológico com o leitor. 


Classificação: 8/10 


Sem comentários:

Enviar um comentário