O Assassino Inglês 


Género: Policial e Thriller
Editor: Bertrand
Sinopse: aqui



Opinião: By Corvo 


O inicio começa muito bem, prende-nos de imediato, intrigante e interessante, mas depois a meio do livro, perde a força e torna-se previsível. 

Estamos em 1975, já passava da meia-noite, uma mulher escava uma cova num jardim e a seguir suicida-se. Tinha encontrado umas fotografias no escritório do marido que indicavam que ele era um monstro. Na manhã seguinte, a filha de 13 anos vê a mãe na cova enquanto tocava violino através da janela do seu quarto... 

Depois voltamos à atualidade do Gabriel Allon, um agente de serviços secretos e restaurador de arte.
O seu patrão Julian Isherwood recebe o telefonema de um advogado informando que tem um cliente com um quadro para restaurar. Esse cliente apenas tem como exigência, que seja Gabriel a fazer o restauro. O nome do cliente não é revelado, nem sequer o tipo de quadro. Pagariam-lhe uma elevada quantia, bastava aparecer na residência e fazer o serviço. 

Gabriel aceitou o trabalho e no momento em que chega à residência situada em Zurique, encontra o cliente assassinado. Pelo facto de ser agente secreto, optou pela fuga, mas foi logo apanhado e acusado de homicídio.

Como é que sabiam que ele estaria na residência? Alguém o denunciou? Quem era aquele cliente? Porque é que o mataram? E porque é que pediram que fosse o Gabriel a restaurar o quadro? 

Apesar de ter achado a última parte medíocre, com ação a mais e previsibilidade, gostei deste livro. Fiquei a saber mais sobre a Suiça, o que este país fez durante a 2ª Guerra Mundial. Além disto, foi bom reencontrar o herói do livro e fico sempre agradado com a escrita do autor Daniel Silva. 

"Fúria, tristeza, ansiedade - todas essas emoções eram reveladas quando encostava um arco às cordas de um violino." 

"Se Gabriel fosse um pintor de retratos, talvez tivesse apreciado um modelo como Anna Rolfe. A cara dela apresentava uma magnificência técnica: as maças do rosto largas e uniformes, os olhos verdes à gato, a boca ampla e o queixo em forma de lágrima. Mas era também uma cara de muitas camadas. Sensual e vulnerável, insolente e de uma vontade de ferro. Algures, um traço de tristeza. Mas era a energia dela - a energia irrequieta e temerária - que mais o intrigava e que teria sido o mais difícil de captar numa tela." 


Classificação: Corvo de Cobre (3/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário