Grace 



 Género: Romance 
Editor: Arcádia 
Sinopse: aqui 


Opinião: By Corvo 


Foi o terceiro livro que li deste autor (os outros foram "O Dom" e "A Caminhada") e, mais uma vez, não me deixou desiludido. 

A história começa quando acontece algo de muito profundo ao Eric após de ler um conto de natal aos seus netos "uma menina dos fósforos"... 

"Enquanto lhes lia alto, qualquer coisa me aconteceu; quando cheguei ao fim estava a chorar. A Ebony que tem quatro anos, tentou consolar-me. «Está tudo bem, vô", disse ela. «É só uma história». 
Não é só uma história, houve mesmo uma menina dos fósforos e ela transformou a minha vida de uma forma que ainda estou a tentar compreender. Mesmo estes netos sentados à minha volta não estariam aqui se não fosse ela. Mas, mesmo sendo ela tão importante para mim, nunca partilhei a sua história. Chegou finalmente o momento de o fazer. 
Quem era ela? O meu primeiro amor. O meu primeiro beijo. A menina dos fósforos que conseguia ver o futuro na chama de uma vela. Uma fugitiva que me ensinou mais sobre a vida do que qualquer outra pessoa, antes ou depois. E, quando partiu, a minha inocência partiu com ela.» 

Assim recuamos na máquina do tempo até aterrarmos ao tempo em que o Eric tinha 14 anos. Ele e a família (pais e irmão mais novo de dez anos) tinham mudado de um subúrbio cheio de palmeiras para uma zona degradada. O pai contraíra uma doença grave e ficara incapacitado de trabalhar. A casa pertencera à avó que entretanto falecera ficando vaga. Apesar da pobreza, o cenário não era mau para os dois irmãos, a casa situava-se num terreno arborizado, cercado dos dois lados por um riacho.  

O Eric teve que arranjar emprego no McBurger Queen para ganhar uns tostões e foi então que um dia se cruzou com a Grace num contentor de lixo a dez metros das traseiras. Estava à procura de comida, tinha fugido de casa, não tinha onde dormir. Estava a nevar e o Eric teve a brilhante ideia de a convidar para ficar na pequena cabana que tinha construído com o seu irmão... 

Porque é que a Grace tinha fugido de casa? O que aconteceu depois? 

A escrita é extremamente simples, despida de floreados. Apesar da previsibilidade, a história é tocante e comovente. Senti-me muito tocado com a espontaneidade do amor entre os dois adolescentes. O encontro entre os dois não foi por acaso, estavam destinados um para outro, no amor, na tragédia e na dor avassaladora, eles tinham sido muito importantes um para o outro...

Classificação: Corvo de Prata (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário