Irène



Género: Policial e Thriller
Editor: Clube do Autor
Sinopse: Aqui



Opinião: By Aneal


Depois de ler "Alex" do mesmo autor e ter gostado imenso, comecei o "Irène" com elevadas expectativas. O que foi um grande erro da minha parte.

Pierre Lemaitre neste livro, "rompe" demasiadas páginas em torno da vida e personalidade das suas personagens, quer de Camille quer da sua equipa de investigadores, deixando na minha opinião a investigação para segundo plano. Esta tem um desenvolvimento demasiado lento, anda ali em círculos não chegando a lado nenhum quase até ás últimas páginas. Como exemplo - na página 140 a única novidade da investigação era a descoberta de que o assassino tinha cometido os seus crime, recorrendo a cenas descritas em romances policiais clássicos de grandes autores do género. Por este motivo cheguei a pensar em desistir da sua leitura. No entanto resolvi, em nome de "Alex", dar oportunidade a este livro de me surpreender e continuei a sua leitura.

O livro não chegou a surpreender-me, como tinha esperança que acontecesse e lá fui lendo-o, com a minha desilusão cada vez mais acentuar-se.

Pierre oferece, para quem gosta, cenários descritos ao mais ínfimo pormenor da morbidez , doentia dos crimes cometidos, de tal forma que não conseguimos evitar visualizar nas nossas mentes, imagens chocantes, arrepiantes e de causar náuseas. Mulheres violadas, retalhadas, estripadas...muito violento, até para mim que gosto do género. Até aí tudo bem, não fosse o facto de ele insistir nessa descrição em vários capítulos, tornando-se repetitivo!

Quanto ao final, embora surpreendente, não foi o suficiente para salvar a minha opinião acerca do livro, já estava demasiado cansada de andar em círculos com uma investigação que não me entusiasmou em nada!

O que mais gostei: As cartas escritas pelo assassino a Camille, explicando como cometeu os crimes, como escolheu e porquê aquelas vitimas. Tudo se resumia à sua "arte".

O que menos gostei: A pobreza da investigação...

Resumindo: Fiquei muito desiludida com este livro, poderei eventualmente ler o próximo livro de Pierre Lemaitre, na esperança que este tenha sido um caso isolado das sua obras que eu não tenha gostado, pois como já o mencionei, adorei o "Alex".

Classificação: Aneal de Latão (2/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário