A Casa da Morte, de James Patterson e David Ellis [opinião]


Género: Thriller/ Policial
Editora: Topseller
Sinopse: Aqui


Tiro opinativo: By Corvo 

Este thriller deixou-me extremamente satisfeito, valeu bem a pena ter arranjado este cartucho e foi perfeito tê-lo explodido em dias de calor, com o mar como pano de fundo, até porque que já há algum tempo que não lia policiais e por isso fui agradavelmente surpreendido. 

Pensei que o assassino era aquele, depois era o outro… À medida que lia, ia ficando mais baralhado, vários suspeitos… Fiquei desconfiado em relação a um sujeito, mas ponderei que não podia ser esse, e afinal era esse mesmo. 

Nos policiais, os fortes suspeitos nunca são os assassinos, por isto é fácil para quem lê demasiados policiais, no entanto este cartucho tem os ingredientes originais (relativamente à Casa da Morte e à família de várias gerações) e fica-se sempre com comichão até as peças se encaixarem nos devidos lugares. 

E gostei bastante do final. 

Foi a primeira vez que li o cartucho da dupla James Patterson e David Ellis, fazem um bom par de escritores, constei a diferença entre os dois, as cenas passadas no tribunal é com Ellis uma vez que ele próprio é advogado; e os crimes, o suspense e as personagens são com o Patterson que é bom nisso, que faz com que fiquemos envolvidos no enredo sem darmos conta do tempo e da realidade, sentimos na pele o ambiente macabro da Casa da Morte. Desta dupla, saíram publicados mais 2 cartuchos, “Invisível” e “A Amante” que vão ser os próximos a ser explodidos. É uma dupla a seguir.


Opinião: By Aneal


Antes de começar a escrever a minha opinião, quero aqui deixar uma critica. As capas e os títulos dos livros de Patterson, nunca foram muito atractivas na minha opinião, e esta não fugiu à regra, aliás a casa, muito bem descrita no livro, é completamente diferente daquela que vemos na fotografia da capa. É uma casa de estilo gótico, em forma de castelo...não preciso dizer mais nada.

“A casa da morte” cativou-me logo de início pelo facto de estar escrito, em separações temporais alternadas, coisa que venho a gostar cada vez mais. Está separado por “livros” dentro de um só livro. 

No presente, Um duplo homicídio cruel, a captura e acusação de um homem - Noah, uma investigadora que inicialmente duvida da sua culpabilidade, mas um acontecimento dramático vem alterar tudo. 
Uma batalha em tribunal, uma acusação disposta a tudo até mesmo à mentira para encarcerar Noah até ao restos dos seus dias. Uma defesa que se agarra à falta de provas e ao facto das testemunhas serem pouco ou nada fiáveis...a vitória da acusação, a prisão de Noah. O desespero deste homem vendo a sua esperança a morrer dia após dia, sem conseguir visualizar qualquer futuro, ele que se torna cada vez mais duro e amargo. 

Também aqui é nos apresentada a inspectora Jenna, uma mulher habituada a confiar no seu instinto, que tem dificuldade em relacionar-se com o sexo oposto, cujo regresso aquela cidade trouxe-lhe pesadelos que ela não consegue decifrar, levando-a refugiar-se demasiado no álcool. Noah e Jenna foram duas personagens que me cativaram imenso.

No "livro" do passado, começamos a interagir com o criminoso, mantendo a sua verdadeira identidade anónima, mostrando até que ponto ele é um monstro com uma mente distorcida, infligindo uma morte lenta ás suas vitimas, tirando o maior partido do seu sofrimento, alimentando-se do medo das suas presas. Também ficamos a saber como procura e selecciona as suas vitimas e o que o impulsiona a cometer os seus crimes. Ele é um criminoso metódico, sádico e inteligente.

Um livro que a dada altura nos arrasta para o centro de um remoinho de acontecimentos, nos faz desconfiar de tudo e de todos, tornando-se difícil largá-lo,  pensando na urgência de chegar à ultima página. As últimas 100 páginas foram de pura ansiedade que não me derem tréguas.

Mais uma vez (isto porque tem me acontecido muito nos últimos tempos), vi confirmada a minha suspeita acerca do autor dos hediondos crimes, no entanto fui surpreendida no final por uma grande revelação. Um livro que proporciona uma agradável leitura policial.


Classificação Corvo: Cartucho de Prata (4,5/5)

Classificação Aneal: (7/10) 

Sem comentários:

Enviar um comentário