Explodido - "O Tempo dos Amores Perfeitos", de Tiago Rebelo

Leitura: 20 de Agosto a 11 de Setembro
Páginas: 417
Editora: Editorial Presença
Sinopse: aqui

Tiro Opinativo

Fiquei absolutamente deslumbrado com este livro, uma literatura rica de pormenores e emoções, que me fez escutar a melodia por entre palavras, olhos adocicados e surpeendidos perante a realidade que se passou em Angola, a expansão do império português em África, a guerra e os povos indigeneas, o sabor intenso da paixão e da aventura, a magnificiência da escrita que nos prende em ondas deliciosas da História...

A história gira em torno de um grande héroi Carlos Augusto de Noronha e Montanha, o "Muxabata" por quem o designavam as tribos, um ilustre antepassado do próprio autor Tiago Rebelo. Um grande guerreiro de bigode, por quem Leonor, a esplêndida filha do coronel, se apaixonou.

Desde o inicio, não se consegue largar o livro, o suspense se mantendo numa ânsia de terminar depressa a fim de saber o final e ao mesmo tempo numa ânsia de não querer sair da história para assim saborear a doce fluidez da descoberta sob o pano de fundo da História... Quando fechei o livro, dei um suspiro longo e profundo. Carlos Augusto de Noronha e Montanha ficou a pairar sobre o meu espirito.

Não quero contar, nem resumir a história... o livro está à vossa disposição, basta abrir... os panos se levantam... aparecem Carlos e Leonor num convés da corveta que flutua sobre a imensidão oceanica, a conhecerem-se pela primeira vez, conversando e fumando charutos... Deixem-se levar pela dimensão dos sentimentos, num vaivem ora ameno ora tempetuoso. Leêm-se simplesmente de espirito aberto e de coração acendido de paixão.

Este é definitivamente um dos melhores cartuchos que já li este ano.

Classificação 
Cartucho de Ouro 
 
À Caça de Adversários 
 Tertúlias à Lareira 
planeta marcia 
 manta de histórias  
conspiração das letras

1 comentário: