Explodido - "Segredos do Passado", de Deborah Smith


Leitura: 28 de Janeiro a 7 de Fevereiro
Editor: Porto Editora
Páginas: 432
Sinopse: aqui

«Uma evocação extraordinária daquilo que é a família e do lugar ao qual pertencemos.» - Library Journal


Autora



Tiro Opinativo

Ao princípio, foi complicado entrar na história pelo facto de a Clarie possuir uma família numerosa: bisavôs, avós, tios-avós, tios, primos, irmãos, etc. Os apelidos Melaney (lado paterno) e Delaney (lado materno) faziam-me confundir por serem parecidos. O livro tem demasiadas descrições relativamente à construção da vila e à longa linhagem das familias Melaney e Delaney, o que faz perder a fluidez da história... Estive quase para desistir. Ainda bem que não o fiz, pois a parte mais emocionante e inesquecível do livro é o final. É pelo desfecho da história que vale a pena ler mil vezes! É onde se encontra a magia e a força de toda a história! Os segredos são revelados e o final é bastante surpreendente.

A história é essencialmente sobre o Roanie e a Claire. A amizade surgida entre os dois na infância. Roanie era extremamente pobre e vivia numa caravana miserável com um pai monstruoso, inválido e alcoólico, ao passo que Claire vivia rodeada de riqueza, calor e amor familiar. Como é que a amizade nasceu entre os dois? O que é que a Clarie viu no Roanie? O que é que a fez aproximar-se dele? Ele andava sujo dos pés à cabeça, insuportavelmente mal-cheiroso, vestido com roupas esfarrapadas e tinha um aspecto feroz e perigoso! Iremos seguir o fortalecimento de amizade entre os dois, até que lhes acontece uma coisa muito má e terrível que irá fazer com que o Roanie desapareça... No momento em que ele regressa vinte anos depois, não se consegue parar de ler, querendo saber por que razão o Roanie esteve desaparecido durante este tempo todo e o que tem feito.

Muito bom e comovente. Uma história de amor original, intensa e encantadora. Recomendo!

Classificação
Cartucho de Prata

7 comentários:

  1. Ena! Novo visual :D
    É muito bom quando um livro nos surpreende assim. É por isso que tento sempre continuar e terminar uma leitura, mesmo que não me esteja a cativar tanto naquele momento.

    ResponderEliminar
  2. Desta autora já li 'A Doçura da Chuva', que gostei bastante e me leva a ter interesse em ler este livro! Pela tua opinião percebemos que é um livro que dá uma reviravolta na fase final... E que vale a pena por isso! Bem, tenho que acrescentar à lista de compras... Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. É impressionante...
    Sempre que venho a este blog acabo por adicionar um livro à minha lista de A ler...
    E aqui vai mais um...

    Já tenho a minha opinião sobre A princesa de gelo no meu blog

    ResponderEliminar
  4. Olá, Guerreiro

    Estou agora a ler este mesmo livro. Também fiquei algo confusa com tanto membro familiar no início e embora ainda tenha lido pouco, cerca de 100 páginas, penso que a leitura já está a começar a cativar-me. Foi um pouco complicado pois parece que as páginas custam a passar com tanta descrição mas a relação entre os dois personagens principais - Roanie e Claire - é super interessante e chamativa. Espero ficar surpreendida no final, tal como tu. :)

    Beijinhos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  5. Quando saiu o "Doçura da Chuva", passou-me um bocadito ao lado. Passado algum tempo emprestaram-mo (recomendadíssimo) e acabou por se revelar uma das melhores leituras daquele ano. Desde então fiquei com esta autora "debaixo d'olho". Suspeito que este tb não me vai desiludir ;)
    Beijinhos,
    Lígia

    ResponderEliminar
  6. Tenho em Stand-by a Doçura da Chuva, mas gostava muito de ler este livro:)
    Beijinhos,
    Carla.

    ResponderEliminar
  7. coloquei um link deste teu comentario, Guerreiro, no meu blog...
    bjs
    cris
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

    ResponderEliminar