Opinião - Morte Cega, de Karin Slaughter

Título Original: Blindsighted
Páginas: 356
Editor: DIFEL/Gótica
Tradução: Maria Dulce Guimarães da Costa

Sinopse

A sonolenta cidadezinha de Heartsdale, na Georgia, entra em pânico quando Sara Linton, a pediatra e médica forense da cidade, encontra Sibyl Adams, uma jovem professora universitária, morta no restaurante local. Sybil foi não apenas violada, mas também esfaqueada: dois cortes profundos formam uma cruz no seu ventre. Mas só quando Sara começa a autópsia que a violência do crime se revela em toda a sua brutalidade.
Jeffrey Tolliver, o chefe da polícia e ex-marido de Sara, é encarregado da investigação e, quando uma segunda vítima é encontrada, é forçado a encarar o facto de que o assassínio de Sybil não foi o ataque pessoal. O que ele tem de é um violador sádico que se tornou assassino e está a aterrorizar a população do condado rural de Grant.
No entanto, Jeffrey não está sozinho nesta complexa investigação. Lena Adams, a única mulher detective do condado, quer que seja feita justiça, tanto mais que Sibyl, a primeira vitima, era sua irmã. Também Sara não consegue escapar ao terror. Um segredo do seu passado pode ser a chave para descobrir o assassino – a não ser que ele a encontre primeiro!


Opinião:

O livro agarrou-me desde o início! A primeira vitima, Sybil Adams, para além de ser professora universitária, era cega e homossexual. Porque é que ela foi assassinada e por quem? Foram estas as questões que me levaram a ler, apesar de as descrições serem tão horripilantes, brutais e macabras!
No entanto, foi uma leitura viciante, em que não consegui parar, atingindo um recorde de leitura, +/- 80 páginas por dia, durante 4 dias!
Tive uma empatia imediata com os personagens principais, sobretudo com a médica forense, Sara, e com o chefe da Policia, Jeffrey.
Quanto à parte forense, apesar de super horripilante e agoniante, a autora escreve de uma forma que faz com que pareça interessante! Que é tentar perceber o que é que aconteceu exactamente através de feridas, nódoas, sangue e tudo.

«Sara nunca se tinha importado de fazer uma autópsia, nunca se tinha sentido perturbada com a morte. Abrir um cadáver era como abrir um livro; havia muitas coisas que se podia aprender com os tecidos e os órgãos. Na morte, o corpo ficava disponível para uma avaliação completa.» - Pág. 222

As emoções dos personagens são intensas e atingíveis, como se estivéssemos dentro da pele de cada um deles, menos o assassino que só é revelado no final. Ou seja, os sentimentos centram-se mais nas vítimas e nos personagens principais.

Para quem gosta de policiais pesados e tem um interesse especial pela medicina forense, posso afirmar que não se vão desiludir. É um thriller muito bom! Tais como o confirmam estas criticas de imprensa totalmente fiéis:

"Um argumento carregado de suspense, verdadeiramente brilhante e profundamente implacável." The Washington Post

"Lê-se de um só fôlego… e acerta-nos em cheio no alvo." - The New York Post

"Um primeiro romance que nos deixa perfeitamente extasiados. Com Morte Cega, Karin Slaughter salta directamente para a primeira linha dos melhores escritores de thrillers da actualidade." - Houston Chronicle

"Impiedoso, excitante e genuinamente alarmante… uma estreia formidável." - Literary Review

"Não o leia sozinho, não o leia à noite, mas por favor… leia-o." - The Mirror




Autora:
















Karin Slaughter
cresceu numa pequena cidade do Sul da Geórgia e vive actualmente em Atlanta. Na grande tradição dos thrillers literários, o talento de Karin Slaughter foi comparado ao de Thomas Harris (O Silêncio dos Inocentes) e Patrícia Cornwell. Morte Cega, o seu primeiro romance, publicado pela Gótica conheceu um enorme sucesso nos países onde foi editado. Um Muro de Silêncio é o seu segundo livro traduzido entre nós.

Site oficial da autora: http://www.karinslaughter.com/

1 comentário:

  1. Alguém sabe o nome e quando será publicado o terceiro livro da trilogia?


    Solange

    ResponderEliminar