Opinião - Perdidos na Amazónia, de Stephen Kirkpatrick

Editor: Ministério dos Livros/Saída de Emergência
Edição: 2008
Páginas: 232

Sinopse

A história verdadeira de cinco homens e da sua luta desesperada pela sobrevivência
«O medo explodiu num pânico completo, numa onda de terror que me deixou a tremer no calor tropical. Seguiu-se um fluxo quente de adrenalina que ameaçava conduzir-me até ao interior da selva aos gritos, a despenhar-me cegamente na folhagem molhada. Corre!,gritava um qualquer instinto primitivo. Sai daqui! Deixa lá a mochila e corre! Mas não tinha para onde correr.»
Stephen Kirkpatrick estava sozinho na selva. Os companheiros de viagem tinham desaparecido, o rádio não funcionava e a noite aproximava-se. Sabia que depois de escurecer tudo o que existia na selva saía para se alimentar – ou para ser comido.


A minha opinião
Uma história verídica sobre os cinco homens que se perderam na Selva da Amazónia. Uma história soberba, tenebrosa, impressionante, brutal, asfixiante e comovente!

Quando comecei o livro, estava um pouco receoso de que a leitura fosse uma seca… Pois, se perderam na Selva, como é que pode esta história ser contada em 232 páginas? Só arvores e arvores, selva e selva, bichos e bichos, e mais nada…

E afinal, o livro veio surpreender-me grandemente! Fui totalmente sugado para dentro da Selva como se tratasse de três dimensões com óculos especiais! Encontrei-me perdido ao lado dos cinco homens, no meio de milhões de insectos e animais venenosos, sob as chuvas torrenciais com uma temperatura de sauna sem nada para nos proteger, engolido pela escuridão mesmo em pleno dia, enjoado pela podridão da putrefacção dos seres mortos e do pantâno, atacado pela fome atroz, aflição e desespero por sair dali, dorido por ter feridas nos pés, picadas dos insectos… Foi uma leitura e tanto, tão realista, tão envolvente, tão terrorífica e contudo tão emocionante que no fim me deixou comovido e arrepiado pela força da Selva em que «a selva nunca muda. Só os homens que a atravessam.». Não irei esquecer esta história tão cedo! Terminei o livro ontem e ainda estou a suspirar, bastante impressionado, sinceramente!

Stephen Kirkpatrick nessa altura era fotógrafo de vida selvagem por conta própria, e o seu grande sonho era captar uma imagem para a National Geographic, de modo a que pudesse tornar-se conhecido e famoso. Sabe-se que a área da Amazonia é muito grande e ainda há sítios inexplorados… Stephen Kirkpatrick, ofuscado por este sonho e desesperado por subir na profissão, arriscou-se por enveredar por uma parte inexplorada da Amazonia com a esperança de captar em fotografia espécimes nunca vistas… E assim foi. Partiu para a loucura desta aventura, acompanhado de dois guias Esteban e Ashuco; de Darcy, um americano que trabalhava para Green Tracks - uma empresa de ecoturismo que oferecia excursões; e de Mario o videografo. O Stephen não os conhecia, excepto o seu guia Ashuco. À medida que vamos avançando na leitura, vamos conhecendo estes homens. O Ashuco revelou-se ser um excelente guia que me impressionou e tocou; o Mario revelou-se um homem choroso a chamar pela “mi mamã”e inseparável do seu colete salva-vidas; o Darcy revelou-se ter sentido de humor/ironia muito peculiar; e o Esteban revelou-se também um bom guia mas o Ashuco foi mais especial. Se lerem, irão saber porquê, o que ele fez e tudo. E o próprio Stephen com suas dúvidas pessoais e religiosas, a pensar nos seus três filhos e no divórcio, a sua condição de fotografo, o seu amor pela fotografia e a força que isto lhe causa…

Este livro apresenta fotografias em que uma delas mostra os cinco homens no barco estreito a passar por um rio acastanhado…

Vou aqui deixar o excerto do livro para terem uma ideia de como está escrito e de como é tão envolvente que vão querer continuar a ler… Vale a pena dar-lhe uma vista de olhos: aqui

Actualmente, Stephen Kirkpatrick é muito conhecido, como podem ir visitar o seu site pessoal - aqui, onde mostra fotografias de cortar a respiração, lindas e magníficas!

ADOREI!

Classificação: 10/10


1 comentário:

  1. Eh pá, parece que é bastante interessante.

    Parabéns pelo novo look do blogue :) gostei muito

    ResponderEliminar