Fechada Para o Inverno, de Jorn Lier Horst, [Opinião]



Género: Policial e Thriller 
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Aqui


Opinião: By Aneal

Sendo este livro o sétimo de uma serie que tem william wisting como protagonista, quero
começar por salientar, que me sinto indignada com esta nova “moda” que as editoras estão a começar adquirir de editar livros a meio das séries. No caso deste a Dom Quixote ainda teve o cuidado de colocar uma nota introdutória, onde nos faz uma breve apresentação das personagens principais, referindo também um ou outro acontecimento de valor dos anteriores, coisa que outras editoras nem têm o cuidado de fazer. Contudo não considero suficiente, senti que poderia ter aproveitado melhor esta leitura se viesse a acompanhar as personagens desde o inicio e apreciar melhor o trabalho de Jorn Lier Horst.

“Fechada Para o Inverno” é um puro policial realista, incidindo muito em como funciona uma investigação em tempo real, com os procedimentos descritos ao máximo pormenor através dos diálogos, a menção à lentidão no avançar da recolha de informação e pistas, a necessidade que muitas vezes existe em haver colaboração com outros departamentos das forças policiais, não fosse o próprio autor um ex-investigador policial, tendo assim escrito este livro à imagem do conhecimento que tem sobre o assunto.

Aquilo que à primeira vista parece ser um simples crime entre assaltantes, toma proporções mais elevadas quando os investigadores começam a juntar as pontas, levando-os a uma rede de crime organizado, obrigando mesmo Wisting atravessar fronteiras.

O enredo é simples, não deixando de no inicio aguçar a minha curiosidade, no entanto a partir de uma dada altura comecei a perder um pouco o interesse devido à evidência do enredo e à falta do mistério e suspense que para mim é fundamental num bom policial .

Gostei muito de Wisting, um homem muito intuitivo e catito, da sua filha, uma jornalista cujo gosto pela investigação também lhe corre nas veias. Quanto aos restantes personagens não há (pelo menos neste livro) grande destaque, cingem-se apenas a seguir ordens e a reportar as suas descobertas relativamente à investigação

Uns dos mais brilhantes escritores de policiais da atualidade” cita o The Sunday Times, lamentavelmente não posso tirar grandes conclusões quanto a isso, pois gostaria de ter conhecido este autor de forma diferente, ou seja, desde o inicio da sua escrita com o seu primeiro livro, acompanhando a evolução dos protagonistas e conhecendo os anteriores casos por ele explorados. Com isto perdemos todos, o leitor, a editora e o sucesso do autor em Portugal.

Á parte tudo isto, não se perde nada em ler “Fechada para o Inverno”, pelo contrário acho sempre interessante conhecer um novo autor policial.

Classificação Aneal: (6/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário