Deixei-te Ir, de Clare Mackintosh, [Opinião]



Género: Policial e Thriller 
Editora: Marcador
Sinopse: Aqui


Opinião: By Aneal

Um atropelamento, uma fuga, uma criança morta...o desespero de uma mãe que a tudo assiste.

Um livro escrito inicialmente em duas frentes:

De um lado temos Jenna, uma personagem através da qual a autora consegue, criar um sentimento de dor e desespero tão real, que o leitor vê-se contagiado por esses sentimentos e é arrastado para um mundo dramático e cheio de emoções. Por momentos esquecemos que estamos perante uma ficção e todo aqueles sentimentos descritos entranham-se na nossa pele. Ela é uma mulher que vê seu mundo desabar, corroída pela culpa, pelo desgosto físico e psicológico...a luta pela sobrevivência de uma vida que insiste em acabar.

Do outro, uma dupla de investigadores que lutam contra a impotência, perante um crime que não tem qualquer ponta por onde pegar, que se vêm perante a ordem de arquivar o processo mas que o sentimento de falhanço para com aquela criança morta e sua mãe, impede-os de abandonar a investigação, persistindo na procura do autor do atropelamento. Também as suas relações profissionais e pessoais são exploradas.

Até sensivelmente a meio do livro é apenas isto e se não fosse a envolvente escrita da autora e o tão engenhoso contágio de sentimentos, eu teria começado a desmotivar pela falta do desenrolar da ação. Mas eis que de repente em apenas uma frase, vejo-me a parar na leitura para tentar digerir o que acabara de ler e dou por mim a repetir o gesto por uma segunda vez! O estado atónico em que fiquei durou alguns minutos, os quais aproveitei para relembrar tudo que tinha lido até ali, tentando perceber o que me escapara. Finalmente caindo na realidade tomei consciência de que acabara de tropeçar numa leitura que iria ser o meu desassossego, sendo invadida pelo desespero de entrar rapidamente na segunda parte do livro. Por isso, aconteça o que acontecer, leiam até ao fim.

Depois disto como podem ver, o livro está dividido em duas partes e assim que entramos na segunda, ficamos com a sensação de se tratar de um outro livro, mas é a partir daqui que começamos a perceber a importância da tão descritiva primeira parte, ela é primordial para provocar no leitor o choque. Começa então uma vertiginosa e arrepiante história de arrancar o fôlego. Caíamos num abismo de onde só conseguimos sair na última página.
No entanto gostaria de fazer uma pequena observação em relação ao final, houve ali um pormenor na história dispensável a meu ver, que fez com este se tornasse um pouco “fantasioso”.

Uma autora brilhante que conseguiu superar muitos dos thrillers que li até hoje, emocionalmente forte, inteligentemente escrito, um livro diferente que se tornou uma agradável surpresa. Clare foi neste livro uma mestra no ludibriar.

Classificação Aneal: (8.5/10) 


Sem comentários:

Enviar um comentário