Explodido - "Antes de Vos Deixar", de Lauren Oliver

 
Leitura: 12 a 18 Maio de 2013 
Páginas: 376
Editora: Editorial Presença
Sinopse: aqui
  
Tiro opinativo

A Sam sofre um acidente de carro juntamente com as suas três melhores amigas Lindsay, Ally, e Elody, depois de terem saído de uma festa. Não sabemos o que é que passou, nem sequer a rapariga. Pois quando acorda, regressa ao mesmo dia e as cenas repetem-se. Será que morreu? O que aconteceu exatamente?

E a Sam voltou ao mesmo dia sete vezes.

É na repetição deste dia que ela vai compreendendo o que causou o acidente; vai vendo como tem comportado na vida terrestre como uma rapariga popular e má; vai descobrindo o amor que deveria ter agarrado na vida terrestre, e vai percebendo que deveria ter sido amiga das menos populares…

Fiquei absolutamente desiludido com o final!

O livro teria feito mais sentido se a rapariga estivesse em coma e pudesse regressar à vida terrestre para remendar tudo, o que não aconteceu. Morreu mesmo e nada a fazer. Perdeu tudo! Nunca chegou a ter amigas de verdade (só as falsas), nem a conhecer o verdadeiro amor (só o falso).

Bem, é um bom livro que recomendo para o público juvenil, pois os próprios jovens podem reconhecer as atitudes insuportáveis e incorretas da protagonista, e lendo poderão vir a ser bons para com os jovens menos populares e diferentes e, sobretudo, a serem mais atentos, tolerantes e abertos para o amor e também para a amizade. Há jovens que morrem bastante novos em acidentes estúpidos devido às bebedeiras e há quem se suicida por ser alvo de troça dos outros. Este livro é apenas um alerta... 


Classificação 
Cartucho de Cobre
 

Sem comentários:

Enviar um comentário