Explodido - "Os Diários Secretos", de Camilla Läckberg

Leitura: 12 de Setembro a 5 de Outubro 2012 
 Páginas: 520 
Editora: Dom Quixote 
Sinopse: aqui 
 
Tiro opinativo

Neste 5º volume, acompanhamos a Erica na investigação sobre o passado da sua mãe, através dos pertencentes que a Erica tinha encontrado no baú, entre quais a medalha nazi e os diários escritos pela mãe com então 16 anos de idade.

Por que razão a mãe, ao longo dos anos da vivência familiar, não tinha dado um amor maternal à Erica e à sua irmã Anna, mantendo sempre uma frieza e uma distância fisica?! Porque é que a medalha nazi estava guardada no baú e que significado ela tinha? E os diarios, o que eles revelavam acerca da mãe? E o mais intrigante, um historiador especializado da 2ª Guerra Mundial, Erik Frankel, a quem a Erica entregara a medalha nazi a fim de obter informações, foi assassinado pouco tempo depois desse dia.

Gostei da forma como se desenrola a história. Antes de cada capitulo, estamos em 1943, ao lado de uma mãe da Erica muito jovem, e vamos sabendo o que se passou, ao passo que no presente a Erica desvenda as pistas através dos diários e dos homicidios, somando uma mais uma, até descobrir as respostas. E achei interessante, os factos históricos que se passaram entre a Suécia e a Noruega no tempo da 2ª Guerra Mundial. Contudo, a história não tem muita acção que pode desiludir aos mais aficcionados de thrilles acelerados à hora, porque não só fala de crimes como também fala de relacionamentos e problemas psicologicos das personagens.

 Foram estas personagens que me deram uma companhia agradável e um humor garantidos. Ri-me bastante do Patrick em licença de paternidade levando a sua filhinha Maja para os sítios onde não deveria levar, e também do Mellberg em relação ao cão que foi encontrado abandonado à porta da esquadra. Foi bom reencontrar a Anna e o Dan a construirem uma vida em conjunto, com os filhos dela e a filha do Dan, estes problemas são comuns e frequentes nos dias actuais, o divorcio, os padrastos e as madrastas, as rotinas alternadas e os espaços invadidos. Foi curioso ver o estreitamento da amizade entre Patrick e a sua ex-mulher Karin, e o facto de Erica confiar no marido. Até fiquei surpreendido com a Kristina, a mãe de Patrick, que afinal não é o que aparenta de ser. Também gostei muito da nova agente Paula.

Estou desejoso por ler 6ºvolume para reencontrar estas personagens, que venha depressa!

Classificação 
Cartucho de Prata 
 
Á caça dos Adversários 
 a menina dos policiais
(mais que se acusem!)

2 comentários:

  1. Camila Lackberg, é daquelas autoras que quero sem dúvida ler no próximo ano. Tenho lido muitas criticas positivas aos seus livro e espero em breve ler.
    Iniciei a minha experiência nos policiais nórdicos com Lars Kepler e Stieg Larsson e acabei por me render.
    Boa Crítica.
    Boa SEmana, Boas leituras.

    ResponderEliminar
  2. Tenho os quatros primeiros livros desta autora para ler... um dia destes. :)) Boa semana!

    ResponderEliminar