Explodido - "A Estranha Viagem do Senhor Daldry", de Marc Levy

Leitura: 6 a 14 Outubro 2012
Páginas: 238
Editora: Contraponto
Sinopse: aqui

Tiro opinativo

Este cartucho recente do Marc Levy ultrapassou as minhas expectativas, surpreendendo-me pela positiva! A maturidade da escrita, os pormenores bem delineados e desenvolvidos da história, até o conceito de amizade e do amor transparece em pureza e doçura.

Não é uma história de amor entre um homem e uma mulher, mas sim a construção do amor que nasce da amizade. A originalidade desta história começa, quando uma vidente diz à Alice que, para encontrar um homem da sua vida, ela terá que passar por 6 pessoas, mas para isto terá que ir viajar à Turquia.

A Alice vive sozinha em Inglaterra e tem um vizinho chamado Daldry. Ela é criadora de perfumes e ele um pintor. Por casualidade de vizinhança, conhecem-se. O dialogo entre os dois é interessante, educado, humorístico e limpo. Os defeitos entre os dois sobressaem com encanto e naturalidade.

Foi delicioso e divertido viajar com estas personagens à Turquia, um pais que me é desconhecido. Fiquei a conhecer Pera Palas Hotel onde Agatha Christie tinha um quarto habitual, senti-me contagiado pela simpatia dos turcos, e fiquei bêbado de curiosidade com a comida tradicional deste país. Pouco sabia da queda do Império Otomano, mas o autor tão bem o simplificou, que me senti mais rico a nível de cultura.

Gostei muito desta história, porque valorizo este tipo de amizade, infelizmente escassa hoje em dia.
 
Classificação 
Cartucho de Prata 
 
À Caça dos Adversários
 As Leituras do Corvo
As Histórias de Elphaba
 
 

2 comentários:

  1. Concordo absolutamente com a tua opinião, além de que quase conseguia sentir os aromas, tal era a descrição dos perfumes. Um livro delicioso e que me surpreendeu também. :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de Levy!!
    Já leste "O primeiro dia" e "A primeira noite"? São fantásticos!

    ResponderEliminar