Explodido - "No Rasto dos Desaparecidos", de Susannah Charleson


Leitura: 9 a 18 de Julho
Páginas: 368
Editora: Casa das Letras
Sinopse: aqui


Tiro Opinativo


Este livro não se compara com “Marley & eu”, muito longe disto. Não é sobre um cão qualquer, mas sim sobre cães de busca e salvamento e os seus tratadores. Estes cães são treinados para procurar vítimas entre escombros causados pelos tornados, e também procurar pessoas desaparecidas como crianças e doentes com Alzheimer.

A autora Susannah Charleson, uma mulher divorciada de 40 anos que vive sozinha com os 6 cães, relata a sua história na primeira pessoa, sob a forma de romance. A história começa com a sua decisão de ser tratadora de um cão de busca e salvamento. Acompanhamos-na na escolha de um cão que calhou ser a cadela Puzzle e nos posteriores treinos intensivos com esta cadela… Pelo decorrer do relato, sentimos dúvidas, medos e vitórias. Há sorrisos, surpresas, gargalhadas e lágrimas. O sucesso de um cão de busca e salvamento depende muito do seu tratador e também do próprio animal.


Foi interessante ler este livro. Julgava que só os polícias ou os profissionais de busca e salvamento tinham direito de ter estes cães. O livro demonstrou que qualquer pessoa com qualquer profissão pode ter este tipo de cão, bastando arranjar um cão e passar pelos exercícios intensivos de treino com este canino, e por fim fazer uns exames para obter um diploma definitivo de equipa voluntária de busca e salvamento. Parece ser um trabalho fácil, mas não o é. Este voluntariado é bastante cansativo e duro tanto para o tratador como para seu cão de busca.


Recomendo o livro para quem gosta destes animais e tenha um especial interesse e curiosidade sobre cães de busca e salvamento.


Classificação
Cartucho Prata

Sem comentários:

Enviar um comentário