Opinião - O Vale dos Cinco Leões, de Ken Follett



Leitura: 16 a 29 de Outubro
Editora: Bertrand Editora
Título Original: Lie Down With Lions
Tradução: Manuel Cordeiro
Páginas: 394


Jane, uma inglesa corajosa e sensual, é apanhada num triângulo amoroso mortífero, entre os espiões rivais Ellis e Jean-Pierre. Amor, ódio e engano levam-nos de conspirações terroristas em Paris à guerra e aos guerrilheiros no Afeganistão


Opinião

A capa do livro é magnífica, foi o que me convenceu a comprá-lo e a lê-lo, para além ser da autoria do Ken Follett! As cores discretas e uma mulher em contraste com a Guerra no fundo.

Gostei da história e dos personagens, em especial da Jane, por quem os dois espiões rivais se apaixonam. Achei interessante o facto de o Ken ter criado esta história ficcionada do triângulo amoroso, tendo como pano de fundo a Guerra Soviética no Afeganistão. As descrições da Guerra são impressionantes: helicopteros, tiros, explosões, mortes sangrentas.

Mas este livro ficou aquém das minhas expectativas... Pouca espionagem, excesso de acção e previsibilidade no desenrolar da história. Nada de surpresas, nada de novo. Além disto, não me senti agarrado ao livro, nem sequer as emoções me atingiram plenamente. Li como se estivesse a ver um filme. Até cheguei a adormecer no meio de muita acção!

Na verdade, este autor é bastante bom a construir as ligações entre os personagens e a relatar os mecanismos de espionagem, mas há livros que são melhores que outros, como acontece a todos os autores. Li outros, como "Nome de código: Leoparda" e "Os Filhos do Paraíso" (opinião - aqui), e adorei ambos. Estes são os mais empolgantes, viciantes e interessantes.

2 comentários:

  1. Anónimo7/11/10

    Nunca li nada deste autor e falam tão bem dele!!!

    Também adoro esta capa acho.a lindíssima!! Mas depois de ler a tua opinião fiquei de pé atrás e acho que primeiro vou ler outro livro dele, antes de vir para este :)

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo/Amig@ blogueiro/blogueira,

    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.


    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.
    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.
    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, seja por meio de seu blog, seja repassando esta mensagem para a sua lista de emails.
    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!
    Obrigada,

    Giulia Pizzignacco,
    Livrilusão

    ResponderEliminar