Explodido - "Já ningém morre de amor" de Domingos Amaral



Leitura: 30 de Abril a 5 de Maio
Páginas: 240
Editora: Casa das Letras
Sinopse: aqui 
 
Tiro opinativo
 
Gostei bastante deste pequeno livro. Uma história sobre quatro gerações no universo masculino: bisavô, avô, pai e filho. Está escrita de uma forma que nos enleva e ao mesmo tempo nos pesa. O amor é bonito, mas triste. Só para esta família Palma Lobo. Todos que morreram de amor.

O autor tem cada imaginação, pegou nos personagens fictícios e colocou-os no enquadramento histórico de Portugal. O tempo de Salazar, as colónias em África, a revolução de 25 de Abril, o caos politico em que se tentou o comunismo, e a instalação da democracia. Havia coisas que eu não sabia, por exemplo, o que se passou no alentejo.

 De facto, é uma história trágica que só deve ser lido com um espírito adequado. Se estão deprimidos ou a nadar na maré de maus amores, não leiam.



Classificação
Cartucho de prata

À Caça de adversários
a das artes - leituras
 os meus óculos do mundo
marcador de livros
palavras impressas

5 comentários:

  1. Um autor que gosto particularmente e que tal como referes nos vai ensinando sempre mais alguma coisa. de Domingos Amaral li "Enquanto Salazar dormia" e também "Quando Lisboa tremeu" e gostei de ambos.
    Estou curioso agora em relação ao seu novo livro "Verão Quente" que deve estar mesmo aí a ser lançado.

    ResponderEliminar
  2. Nuno chaves, também gosto deste autor e dele também li "enquanto Salazar dormia" e gostei bastante. Não sabia nada do que se tinha passado em Lisboa durante a segunda guerra mundial. Fiquei bastante informado acerca da espionagem e da "neutralidade" que se passou no nosso país.
    Já tenho "quando Lisboa tremeu" na estante à espera de ser lido. :)
    Acabei agora de fazer pesquisa acerca do novo livro e é mesmo verdade que aí vêm! Fiquei também curioso!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Gostei d eler a tua opiniao Guerreiro!

    "Quando Lisboa Tremeu" é o livro que em princípio será o primeiro que lerei do autor, pois é um tema que aprecio bastante.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Quando Lisboa tremeu é um livro bastante original... embora previsivel, mas com um final emocionante, gostei bastante e recomendo.
    Guerreiro aconselho-te sem reservas (não sei se já leste) "A Companhia de estranhos" e "Último acto em Lisboa" ambos de Robert wilson, vais gostar de certeza absoluta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amigos!

      Miguel,
      É apenas uma opinião simples. O livro revela muito mais, mesmo com poucas páginas. ;-)

      Nuno,
      "quando lisboa tremeu" será uma das minhas próximas leituras.
      Quanto aos livros de Robert Wilson, desconhecia por completo. Fui fazer pesquisa e fiquei logo fascinado com as sinopses! Muito obrigado por estes conselhos! Já estão na lista de compras.:)

      Abraço!

      Eliminar