
Páginas: 502
Editora: Editorial Notícias
Tiro Opinativo
Esta história não tem a ver com a clonagem, mas sim com a fertilização In Vitro e gémeos univitelinos (habitualmente conhecidos como “Gémeos Verdadeiros”). Os gémeos univitelinos são clones uns dos outros, ou seja, são exactamente iguais. É este tipo de clonagem de que se fala o livro. Sabemos que os gémeos univitelinos são originados através da fecundação de um espermatozóide com um óvulo e que nascem da mesma mãe e no mesmo dia.
A heroína do livro é uma brilhante cientista, uma jovem mulher de vinte e poucos anos, possuidora de uma longa cabeleira escura, corpo atlético com 1,80m de altura, e uma argola no nariz. Chama-se Jeannie Ferrami. Esta cientista trabalha numa Universidade e está a fazer uma investigação sobre a criminalidade.
Pág.24 - dialogo entre a heroína e a irmã desta:
- Não consegui perceber se dizia que a criminalidade é ou não herdada.
- Identifiquei quatro características herdadas que conduzem ao comportamento criminoso, mas a minha grande teoria é que certas formas de educação contrapõem essas características e transformam os potenciais criminosos em bons cidadãos.
- Como é que podes provar uma coisa destas?
- Estudando gémeos univitelinos criados separadamente. Esses gémeos têm o mesmo ADN.E quando são adoptados à nascença, ou separados por qualquer razão, são educados de maneira diferente. Por isso, procuro pares de gémeos em que um seja um criminoso e o outro um indivíduo normal. Depois estudo a forma como foram educados e o que é que os pais fizeram de diferente.
Esta investigação vai levar Jeannie Ferrami a descobrir um par de gémeos univitelinos. Um está preso e o outro é um bom estudante de Direito, mas ambos têm datas de nascimento diferentes e nasceram em sítios diferentes, o que não faz sentido! Para complicar mais, o estudante de direito é logo preso, por acusação de violação ocorrida na Universidade, sendo reconhecido pela própria vítima que é a colega e melhor amiga da Jeannie Ferrame. Será que este estudante é mesmo o violador ou é fisicamente idêntico ao outro verdadeiro? Será que existe o terceiro gémeo univitelino, uma vez que o segundo se encontra preso? Entretanto, Jeannie será despedida e impedida de continuar esta investigação… Mas não desiste, irá lutar até provar a todos. O que esconde por detrás destes gémeos? Como é que eles foram originados? Qual é a terrível verdade que não deva ser revelada?
Não se consegue parar de ler, devorei completamente envolvido neste trama todo! Ken Follett é genial a relatar este tipo de thriller que nos faz agarrar e também nos leva a gostar dos personagens como a Jeannie Ferrami, pela forma como caracteriza a sua personalidade, os seus problemas pessoais e familiares.
Um ponto curioso: este livro foi publicado em 1996 e a clonagem da ovelha Dolly tornou-se do conhecimento público neste mesmo ano.
À Caça de Adversários
Planeta Marcia
Clapotis
(Mais adversários que se acusem!)