Opinião - "A Ilha das Garças" de Sue Monk Kidd

Colecção: Romance
Nº págs.: 320
ISBN: 978-972-41-5319-3
Sinopse: clique aqui

E terminei este livro, deslumbrado e também algo surpreso.

Foi uma leitura que me envolveu completamente. A sensação foi como se estivesse a flutuar no rio de palavras cintilantes, juntamente com lendas de sereias e voos das garças, acompanhado de personagens tocantes e bêbedo de mistério desde as primeiras às últimas linhas. Uma escrita doce e aconchegante como uma manta aquecida pelo sol que nos leva a ronronar.

Não é uma história sobre sereias, mulheres com caudas de peixe, longe disto. Mas sim sobre personagens… Sobretudo sobre a Jessie, a personagem principal. Ela tinha um bom marido e uma filha maravilhosa, mas estava deprimida, oca por dentro, sem identidade. Sentia-se culpada pela morte do seu pai que tinha morrido numa explosão devido a uma faúlha do cachimbo, cujo objecto fora um presente dado pela Jessie ao pai; e estava de relações cortadas com a sua mãe assim como com a sua terra natal. Quando a mãe dela cortou o seu próprio dedo de propósito, obrigou-a a regressar à sua terra de origem para cuidá-la… Lá a Jessie irá ter liberdade, encontrar-se a si própria e apaixonar-se por um monge; e descobrirá que afinal não tinha sido o cachimbo a verdadeira causa da morte do seu pai.

A história assemelha-se a dois lados de uma moeda: tem previsibilidade e imprevisibilidade. A previsibilidade acerca da infidelidade entre Jessie e o monge e a imprevisibilidade acerca da morte do pai. A mãe andava a esconder algum segredo que andava a atormentá-la. As duas melhores amigas da mãe assim como o velho padre Dominic sabiam de alguma coisa, mas mantinham-se calados e misteriosos, talvez suspeitos. Eu fiz todo o tipo de especulações à medida que lia e afinal não acertei! O revelar deste mistério despoletou-me fortes emoções à superfície.

Se têm este livro na estante, não se vão arrepender de o ler. Há quem achou esta história estranha, talvez seja pelo facto de serem católicos e também por abordar um tema bastante forte, chocante e difícil de ser aceite. Garanto-vos que se vão encantar com as palavras, com as lendas, com o trono das sereias, até com a própria invulgaridade da história... Os sentimentos assim como as descrições estão muito bem aprofundados e enriquecedores!

Recomendo.

Classificação: 8/10



O livro foi adaptado para o filme televisivo, interpretado por Kim Basinger.


2 comentários:

  1. Tenho este livro na estante à espera, à meses :(
    Mas nem sabia que já tinha sido adaptado.
    Obrigada pela opinião e pela informação.
    Bjinhos
    Sandra do blog Vidas Desfolhadas

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que havia filme...
    Ai, deste sempre li boas críticas, mas não sei porquê, nunca lhe peguei... Precisava de umas férias aí de uns dois meses para desbravar a pilha de livros por ler ;)

    ResponderEliminar